quarta-feira, 30 de junho de 2010

A TERAPIA HOLÍSTICA


A Terapia Holística enxerga o ser humano como um todo, não se preocupando especificamente com os sintomas apresentados e sim com as causas.
Enquanto um médico, ao tratar de uma gripe, receita antitérmico para a febre, analgésico para a dor e vitamina C para aumentar a resistência, na terapia holística pesquisa-se o que faz a pessoa “absorver” aquela enfermidade, qual foi o desequilibro emocional ou o estado mental negativo que originou aquela doença.
Tratando a raiz da questão conseguimos muito mais rapidamente, e com maior eficácia, fazer com que a pessoa por si só se cure, entendendo e transformando dentro de si mesmo o que originou sua doença ou desequilíbrio. A Lei de Hering diz: “Toda cura ocorre de dentro para fora, do centro para as extremidades.”
Tudo isso vem do fato de que para a Terapia Holística a doença na verdade é o resultado de todo um processo que deve e merece ser investigado. Como o stress que tem causas e efeitos diferentes em cada pessoa, o paciente na Terapia Holística é tratado como um ser único e especial e não como um produto.
Entre outras, algumas das Terapias importantes no tratamento das doenças e desequilíbrios são: a terapia Bioenergética, o Jin Shin Jyutsu (a arte da cura), os toques terapêuticos em suas mais diversas modalidades, a Terapia Cristalina,  Elixires de Cristais, os florais em seus vários sistemas, a auriculoterapia, a cromoterapia. A técnica da radiestesia pode ser associada a todas a fim de ajudar na diagnose do cliente.
Todas essas técnicas atuam em nosso campo emocional, desbloqueando os meridianos do corpo, reequilibrando a energia, centrando o Ser exatamente onde sua paz interior está armazenada.

A TERAPIA CORPORAL E A SAÚDE
A saúde é um estado completo de bem-estar bio-psico-fisio-socio-espiritual.
Bio – refere-se à Inteligência celular.
Psico – refere-se ao comportamento, à Alma.
Físio – refere-se à funcionalidade dos órgãos e sistemas.
Sócio – refere-se à interação com a sociedade.
Espiritual – é a religação com Deus.
A terapia corporal visa à pessoa e não o sintoma, toda a carga emocional e energética que se encontra no corpo, na região dolorida ou ferida.

A BIOENERGIA
A bioenergia é a força inesgotável e interminável no Cosmos que faz originar a vida. É a força de vida original e divina, o amor universal que possibilita a vida e que mantém vivos todos os seres. ; não conhece limites temporais nem materiais; é a luz divina que atravessa todos os seres.  A bioenergia não se confina só à natureza animada. Flui em cada átomo e molécula e existe nas pedras, nos minerais, na água e no ar. Nas plantas, nos animais e no homem é indispensável para as funções vitais. Efetua o equilíbrio constante das forças dentro e em volta de nós. Várias religiões deram nomes à bioenergia. Pode chamar-lhe Deus, Prana, Chi ou Luz. A energia está sempre a movimentar-se - seja rapidamente, seja devagar. Sentimos p. ex. luto, doença, frio ou medo como um balançar "lento".  Alegria, calor, saúde ou coragem, porém, é como um balançar "rápido".  A bioenergia refere-se à maneira como tratar, influenciar e governar essa energia.
Bioenergia significa tanto que a bioenergia pode ser recebida do Cosmos e transmitida, como que a energia é complementada e equipada com mais informação do mundo vivo.

EMPREGO DA BIOENERGIA
A nossa energia destina-se à Cura, á cura espiritual.  Esta forma de psicoterapia mente-corpo baseia-se na ideia de que o corpo guarda emoções negativas como «memórias celulares». Estas memórias causam aumento de tensão muscular e rigidez, impedindo a auto-expressão e a espontaneidade e reduzindo a vitalidade.
É um Dom (Carisma) que se emprega aplicando as mãos por cima das áreas com dores, fraturas, inchaços, queimaduras sem necessariamente tocar. Pode colocar as mãos de um a três palmos de distância.
Se sentir muito calor é bom, mesmo que pareça que vai queimar as mãos, ignore porque é uma sensação somente - ignore. Também pode sentir frio que é sinal de locais com falta de energia ou energia negativa muito densa e forte. Quanto mais velho é um problema, mais frio se mostra, podendo parecer mesmo estarmos a tocar em gelo. Se sentir vento, é mais complicado. Um trauma ou doença física normalmente deve-se a uma baixa de energia local, a qual derivou de um trauma psicológico.
Por exemplo, quem é nervoso, sofre do estômago que está ligado ao chacra do plexo solar, responsável pelas emoções.

A BIOENERGÉTICA
A busca do equilíbrio da Energia Vital é um dos mais poderosos mecanismos para o bem estar físico e emocional do Ser Humano. Através de toques e massagens, o terapeuta bioenergético e o paciente, restabelecem o fluir equilibrado de toda energia que perpassa nosso corpo físico e energético.
A Terapia Bioenergética impressiona pela sua simplicidade e eficácia e proporciona uma experiência gratificante com a energia em seu estado natural. A Energia Vital flui equilibradamente em nosso corpo; porém, quando existe um bloqueio ou insuficiência energética, a energia fica em desequilíbrio e sua vibração e fluidez ficam comprometidas, o que propicia o aparecimento de problemas como stress, cansaço, irritabilidade, insônia, dores de cabeça, angústia e até doenças como câncer e outras.
Bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos. Esses processos, a saber, a produção de energia através da respiração e do metabolismo, e a descarga de energia no movimento, são as funções básicas da vida. A quantidade de energia que uma pessoa tem e como a usa determinam o modo como responde as situações da vida. Obviamente, uma pessoa pode enfrentá-las de forma eficiente, se tiver mais energia passível de ser livremente traduzida em movimento e expressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário